Conheça nossa equipe

Equipe formada por psicólogas qualificadas de diferentes abordagens da Psicologia.

diretora

Marina Nogueira de Assis Fonseca

CRP: 01/19569

Fundadora e diretora do Instituto ConVerso, atuando nas áreas de tomadas de decisões estratégicas, gestão de equipe, supervisão financeira e liderando iniciativas de inovação e expansão, buscando sempre alinhar nossa equipe e os serviços que oferecemos aos nossos valores e à nossa missão.

Sou psicóloga, formada pela Universidade de Brasília, onde também realizei mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde com ênfase em Altas Habilidades/Superdotação e saúde mental. Minha  prática clínica é guiada pela Psicanálise, que enfatiza a oferta de uma escuta ao que não é dito através das palavras. No mestrado, fui agraciada com uma menção honrosa pela dissertação que explorou a relação entre superdotação, inteligência, criatividade e personalidade no contexto educacional. Além disso, sou especialista em Novas Abordagens na Saúde Mental Infantojuvenil e, por 9 anos, atuei constantemente com o atendimento clínico a esse público. Hoje, atuo apenas com o público adulto contemplando, principalmente (mas não exclusivamente), o público superdotado. Além disso, realizo supervisões clínicas, bem como psicoeducação e orientação parental.

Gosto de dizer que, mais do que tudo, sou criadora de ideias em tempo integral. A criatividade é minha força motriz tanto para o trabalho quanto para a vida pessoal. Amo me expressar através da arte, seja com o corpo ou com as palavras – se é que podemos mesmo distinguir ambas as coisas.
 
E ao final de nossas longas explorações chegaremos finalmente ao lugar de onde partimos e o conheceremos, então, pela primeira vez“.
– T. S. Eliot
psicólogo

Ícaro Pedraça Freitas

CRP: 01/30125

 

Sou psicólogo formado pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar pela Universidade de Brasília (UnB). Tenho formação em “Feminismo e Anticapacitismo” pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possuo experiência clínica com o público adulto e infanto-juvenil com Altas Habilidades/Superdotação, Transtorno do Espectro Autista e Dupla Excepcionalidade.

No âmbito acadêmico realizei pesquisas nas áreas do desenvolvimento humano, psicologia escolar e inclusão, com um foco orientado para pessoas neurodivergentes e com deficiência. Compreender a diversidade e singularidade humana e buscar construir uma sociedade inclusiva e acolhedora para todos os tipos de pessoas é o que motiva minha atuação profissional.

Sou apaixonado por livros, HQ, filmes, séries, mangás e animes. Quando não estou assistindo ou lendo algo, meu dia precisa de uma trilha sonora ou algum podcast, seja cozinhando algo gostoso, cuidando da casa ou só curtindo o meu momento. Sempre que possível gosto de estar próximo aos meus animais de estimação.

“Todo mundo quer viver em cima da montanha, sem saber que a verdadeira felicidade está na forma de subir a escarpada”. Gabriel García Marquez

psicóloga

Bruna Mariz S. Egreja

CRP-01/27981

Sou psicóloga, formada pela Universidade de Brasília (UnB), onde atualmente também realizo o mestrado na área de Cognição e Neurociências pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento.

Minha pesquisa, bem como meu foco de interesse, é voltada para a avaliação neuropsicológica numérica infantil. Minha atuação também se alinha à minha motivação por aprender e estudar as questões do neurodesenvolvimento. Nesse sentido, hoje atuo no núcleo de avaliação do Instituto Converso, realizando avaliação neuropsicológica de crianças, adolescentes e adultos com demandas de altas habilidades/superdotação e outras neurodivergências. Além disso, também atuo como psicóloga extencionista do Serviço de Avaliação Psicológica da clínica-escola da UnB (SAPsi/CAEP), no qual realizo avaliação em crianças, adultos e idosos com queixas neurocognitivas e de personalidade.

Sou movida e apaixonada pela arte em suas mais diversas manifestações, sobretudo o teatro e a música, onde aprendi a potência do coletivo e o valor do pertencimento; acredito que na vida seja importante nos dedicarmos àquilo que fazemos com amor.

“Sou humano, nada do que é humano é estranho a mim”.
-Terêncio

psicóloga

Luciana Pelucio Ferreira

CRP: 01/22260

Sou psicóloga formada pelo UniCeub e mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade de Brasília. Sou especialista em Saúde da Família e Comunidade e em Saúde Mental Infantojuvenil, ambas pela ESCS/FEPECS realizadas através da Residência Multiprofissional em Saúde. Atualmente, curso o mestrado no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade de Brasília e estudo saúde mental infantojuvenil. 

Tenho como orientação teórica a psicanálise e possuo experiência em atendimentos psicológicos de crianças, adolescentes e adultos na modalidade individual, de grupo e interdisciplinar. Além disso, busco sempre me atualizar através da realização de cursos, participação em eventos e aperfeiçoamentos, bem como investir na carreira acadêmica, através da leitura, pesquisa, publicação e divulgação de ações bem-sucedidas.

Acredito que nossa profissão deva ter o compromisso ético com o sujeito, buscando combater práticas alienantes e patologizantes da vida. Fazer saúde é produzir vida, e meu compromisso está na colaboração pelo desenvolvimento desse sujeito em sua integralidade e singularidade.
 
“é quando as portas são fechadas
e abertas ao mesmo tempo,
é quando estamos metade na luz
e a outra metade na escuridão,
é quando o mundo real chama
e preferimos outro…”
– Mario Quintana
psicóloga

Sarah Maria Fernandes Duarte Machado

CRP: 01/23623

Sou psicóloga formada pelo IESB, com especialização em avaliação psicológica e neuropsicopedagogia clínica, técnica em reabilitação de dependentes químicos e pós-graduanda em neuropsicologia.

Sob a ótica da Terapia Cognitiva Comportamental (TCC), com constante formação e experiência clínica diversificada em trabalhar com crianças, adolescentes e adultos, minha área de atuação inclui questões relacionadas ao neurodesenvolvimento, Altas Habilidades/Superdotação, demandas psicoemocionais e sociais, além de condutas disfuncionais e vícios. Minha passagem pelo ambiente escolar me permitiu desenvolver uma compreensão profunda da importância da parceria entre família, terapia e escola, algo essencial para a eficiência da intervenção terapêutica.

É gratificante para mim compartilhar meu conhecimento para ajudar, orientar e contribuir para o crescimento e desenvolvimento de cada pessoa de modo responsável e respeitoso.

 

“Não sei se a vida é curta ou longa para nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas” – Cora Coralina.

psicóloga

Sofia Costa e Silva Duarte

CRP: 01/19117

Sou psicóloga, formada pela Universidade de Brasília (UnB) e especialista em Saúde da Criança pela Residência Multiprofissional da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS). Tenho especialização em Psiconutrição e atualmente curso Formação em Gestalt Terapia pelo Instituto Gestalt Paraná.

Atualmente, estou me dedicando à área da Psicologia Clínica no Instituto ConVerso, atendendo crianças, adolescentes e adultos com características de Altas Habilidades/Superdotação e outras demandas. Por 10 anos trabalhei como Psicóloga Hospitalar em pediatria e saúde materna, onde atuei no suporte emocional a crianças, adolescentes e seus familiares, em condições agudas e crônicas de saúde, pelas áreas de Neurologia, Imunologia, Dermatologia, Reabilitação, Cardiologia, Pneumologia, Reumatologia, Nefrologia, Urologia, Genética, Nefrologia, Cirurgia Pediátrica, Neurocirurgia e Oncologia. Paralelamente, sou artista plástica e ilustradora, e consegui juntar essas paixões à Psicologia na confecção de produtos terapêuticos para o atendimento infantil, pela marca Fábrica Pediátrica.

Sou apaixonada pelo universo infantil, pela imaginação e fantasia. Por isso, escrevi dois livros para crianças: Minha Primeira Internação (2017) e Manual do Cocô (2023), de produção e distribuição independente. Sou apaixonada pela criatividade, pela arte e a considero parte constituinte de qualquer ser humano. Acredito que a criatividade é uma forma fundamental de desenvolvimento de múltiplas potencialidades humanas.

“A terapia faz com que o indivíduo deixe de repetir de forma morta e chegue a um novo conflito criativo que convida ao crescimento, à mudança, ao excitamento, à aventura de viver”.
– Fritz Perls